• ...
  • ...
  • ...
  • ...




SOMAR – SP: Reunião de pais no Centro Solidário Nossa Senhora Aparecida



Para gerar maior vínculo com a família e explicitar o que vem sendo realizado com os alunos do Centro Solidário, as Reuniões são feitas semestralmente, no início e no fim de cada período

São Paulo, 08 de Outubro de 2014 – Já há alguns anos, no Centro Solidário Nossa Senhora Aparecida, criou-se a ideia e o hábito de realizar as Reuniões de Pais e Professores, que são feitas com o intuito de apresentar aos pais e/ou responsáveis nosso trabalho com as crianças e gerar um vínculo maior, a fim de estreitar a relação entre o Centro Solidário e as famílias atendidas na comunidade Jardim Felicidade.

Neste último sábado, 4 de Outubro, com a presença de cerca de 50 famílias, os professores explicaram aos presentes, os objetivos e metas que queremos alcançar com seus filhos. O processo de aquisição e desenvolvimento da leitura, da escrita e dos conceitos matemáticos deve ocorrer em todos os ambientes em que esta criança está inserida. Pensando assim, a casa e a família tem papel fundamental na participação, incentivo e motivação deste trabalho a três mãos (família/escola /Centro Solidário).

Separados por salas, o professor de cada turma falou diretamente aos pais de seus próprios alunos, descrevendo e exemplificando como eles podem ajudar na educação dos filhos em casa.  Foi explicado, por exemplo, que mesmo que eles pais, não saibam ler é essencial folhear livros com seus filhos; questionar o que estão aprendendo na escola; se fizeram a lição de casa; qual a matéria que gostam mais; etc. Este interesse e envolvimento no desenvolvimento e aprendizagem é um estímulo importante nas conquistas acadêmicas e autoestima das crianças e adolescentes.

“Vi que alguns pais estão bem comprometidos e preocupados com o desempenho de seus filhos, até aqueles que não sabem ler e escrever, se mostram bastante interessados no futuro dos filhos, e é disso o que precisamos. Se tudo der certo, nas próximas reuniões conseguiremos convocar mais pais para lembrarmos sempre do quanto a ajuda deles é importante para as crianças”, afirma a professora do Clubinho de Crianças e Voluntária SOMAR – SP, Amanda Mendes.

Através de experiências práticas e formais do dia-a-dia, esperamos que as famílias tenham a consciência sobre a influência e responsabilidade que têm na estimulação, aquisição e construção do conhecimento das crianças. E com essa ideia, os professores do SOMAR – SP pretendem continuar orientando e prestigiando as famílias sobre este aspecto tão importante: o processo de aprendizagem dos seus filhos.

Um comentário para “SOMAR – SP: Reunião de pais no Centro Solidário Nossa Senhora Aparecida”

  1. Nathalia disse:

    “Fazer o bem sem olhar à quem.”
    Parabéns SOMAR! Parabéns Amanda Mendes! :)

Deixe um comentário